Água, é preciso usar sem desperdiçar.
Postado por Maha - | Categorias: , ]

ÁGUA, é preciso usar sem DESPERDIÇAR.

O bem mais importante do ser humano não é o dinheiro guardado em bancos ou a inteligência de todos os cientistas, muito menos a beleza ou status social. Nada disso!! O nosso maior bem é a água.
Parece redundante falar isso, mas a impressão que tenho é que por estarmos num país onde a água brota da terra, nunca teremos problemas com a falta. Claro, temos um dos maiores rios de água doce do mundo, rios em abundância, represas, lagos, enfim... água é o que não nos falta. O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo. Em contrapartida muitos países estão com suas reservas baixas e em alguns casos não existem mais. Cerca de 46% de pessoas no mundo não tem água encanada em casa ou seja, mais ou menos 1 bilhão e 900 milhões de seres humanos carecem de água para beber, produzir alimentos e mesmo para atender as suas necessidades de higiene.

Você pode até dizer que o que mais tem no planeta é água, sim, temos muita água, mas não potável. Boa parte da água potável, aproximadamente 70%, está sob a forma de gelo, mas estão descongelando rápido e se misturando aos oceanos. O restante está em aquíferos, que estamos drenando mais rápido do que a natureza pode repor.
Em 15 anos, 1,8 bilhão de seres humanos viverá em regiões onde a água não existirá mais.
Muitos países na África e no Oriente Médio com problemas hídricos aplicam hoje um processo caro, chamado dessalinização, para obterem água potável à partir da água do mar. Bem provável que esse processo se torne mais utilizado num futuro bem próximo.

Você já se perguntou, qual a quantidade de água necessária para manter um ser humano?
A organização mundial da saúde estabelece que 110 litros de água potável por dia são suficientes para o consumo e higiene de um ser humano.

Consumo humano de água pelo mundo (média diária)
  • Canadenses 500 litros
  • Norte-Americanos 350 litros
  • Japoneses 350 litros
  • Europeus 250 litros
  • Brasileiros 150 litros
  • Africano da região subsaariana de 10 a 20 litros
    Observem que os países mais desenvolvidos são os que que mais desperdiçam água. Exemplo: Na Flórida, mais de 1100 litros de água são usados apenas para regar a grama a cada partida de golfe jogada.
    As diferenças registradas entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais.

    E não podemos esquecer que a água não é apenas um elemento diretamente ligado a nossa vida, mas também é usada para produzir alimentos, roupas, máquinas, veículos, enfim, quase toda fábrica utiliza água, seja para lavar ou mesmo como parte do processo produtivo. Algo em torno de 73% de água potável do mundo é usada para produzir alimentos, 21% para indústria e 6% vai para uso doméstico.

    Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior.
    Com 83 milhões de pessoas a mais a cada ano no planeta, a demanda pela tão fundamental água continuará a subir, por isso temos que repensar a forma como a utilizamos.

    Fonte de pesquisa: World Water Council (Consumo Humano per capita)

    Maha

    Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

    Postar um comentário

    Faça seu comentário, será bem vindo!
    Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

    Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Posts Relacionados