ÁGUA, é preciso usar sem DESPERDIÇAR.
O bem mais importante do ser humano não é o dinheiro guardado em bancos ou a inteligência de todos os cientistas, muito menos a beleza ou status social. Nada disso!! O nosso maior bem é a água.
Parece redundante falar isso, mas a impressão que tenho é que por estarmos num país onde a água brota da terra, nunca teremos problemas com a falta. Claro, temos um dos maiores rios de água doce do mundo, rios em abundância, represas, lagos, enfim... água é o que não nos falta. O Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo. Em contrapartida muitos países estão com suas reservas baixas e em alguns casos não existem mais. Cerca de 46% de pessoas no mundo não tem água encanada em casa ou seja, mais ou menos 1 bilhão e 900 milhões de seres humanos carecem de água para beber, produzir alimentos e mesmo para atender as suas necessidades de higiene.
Você pode até dizer que o que mais tem no planeta é água, sim, temos muita água, mas não potável. Boa parte da água potável, aproximadamente 70%, está sob a forma de gelo, mas estão descongelando rápido e se misturando aos oceanos. O restante está em aquíferos, que estamos drenando mais rápido do que a natureza pode repor.
Em 15 anos, 1,8 bilhão de seres humanos viverá em regiões onde a água não existirá mais.
Muitos países na África e no Oriente Médio com problemas hídricos aplicam hoje um processo caro, chamado dessalinização, para obterem água potável à partir da água do mar. Bem provável que esse processo se torne mais utilizado num futuro bem próximo.
Você já se perguntou, qual a quantidade de água necessária para manter um ser humano?
A organização mundial da saúde estabelece que 110 litros de água potável por dia são suficientes para o consumo e higiene de um ser humano.Consumo humano de água pelo mundo (média diária)
- Canadenses 500 litros
- Norte-Americanos 350 litros
- Japoneses 350 litros
- Europeus 250 litros
- Brasileiros 150 litros
- Africano da região subsaariana de 10 a 20 litros
As diferenças registradas entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento chocam e evidenciam que a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais.
E não podemos esquecer que a água não é apenas um elemento diretamente ligado a nossa vida, mas também é usada para produzir alimentos, roupas, máquinas, veículos, enfim, quase toda fábrica utiliza água, seja para lavar ou mesmo como parte do processo produtivo. Algo em torno de 73% de água potável do mundo é usada para produzir alimentos, 21% para indústria e 6% vai para uso doméstico.
Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior.
Com 83 milhões de pessoas a mais a cada ano no planeta, a demanda pela tão fundamental água continuará a subir, por isso temos que repensar a forma como a utilizamos.
Fonte de pesquisa: World Water Council (Consumo Humano per capita)
Maha




Postar um comentário
Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.