A arte de sonhar com os olhos abertos
Postado por Maha - | Categorias: ]

Quando o planejamento estratégico de uma empresa nasce de sonhos bem sonhados, tudo pode dar certo. Ao contrário do que se supõe, planejamento estratégico não é o resultado final de uma seqüência de eventos racionais e objetivos. Quando é assim, surge o fantasma da resistência à mudança – quase sempre uma reação inevitável à falta de atenção ao lado emocional das pessoas.... Mas, quando o líder tem um sonho bem sonhado, ele expressa suas aspirações, motiva parceiros e funcionários e a empresa inteira abraça a causa. As estratégias empresariais muitas vezes são fruto de um desejo pessoal transformado em sonho coletivo; são os “sonhos” que vão determinar as metas e as aspirações da empresa; sem sonhos, ela não evolui...

Agora imagine: se um sonho é capaz de mobilizar tantas pessoas de uma organização, pense no quanto ele pode revolucionar a vida de apenas uma. Mas, para que isso aconteça – e porque não com você? – é importante sonhar bem sonhado. Ou seja, é fundamental aprender a sonhar para ser bem-sucedido, ao invés de ficar aprimorando competências sem ter um objetivo claro. É mais importante desenvolver a capacidade de sonhar e lutar para transformar seus sonhos em realidade do que colecionar habilidades e um currículo enfeitado...

Os sonhos podem ter um papel decisivo em nossa história individual. Costuma-se dizer que o que somos hoje é resultado de nossas experiências passadas. No entanto, de acordo com o professor Michael Jensen, da Harvard Business, “o que somos hoje e o que seremos amanhã relaciona-se ao que está em nosso futuro”.... Com isso ele quer dizer que, se superarmos eventuais traumas do passado – que podem se tornar obstáculos à frente, temos a possibilidade de projetar o que quisermos no nosso futuro, inclusive um sonho. Lembre-se: ninguém é obrigado a aceitar o que o destino nos reserva. Todos podemos decidir o que queremos.

4 Comentário(s), faça o seu também!!!

publicitaria hiperativa disse... @ 13 de abril de 2009 11:43

Ao contrário do que se supõe, planejamento estratégico não é o resultado final de uma seqüência de eventos racionais e objetivos.
Gostei muito desta frase e deve ser considerada uma premissa básica pra realização de qualuqer plano.

Fazer com que seu time sonhe junto acreditando que está realmente fazendo algo melhor para a empresa, para o mundo, para as pessoas é fundamental para se obter sucesso em qualquer coisa!

Este post lembrou-me de uma matéria que li sobre Steve Jobs da apple, mesmo sendo um péssimo chef ele faz seus funcionários acreditarem que estão desenvolvendo algo que vai mudar a vida das pessoas, que estão desenvolvendo algo muito importante, tecnologias revolucionadoras.

Abraço!

Maha disse... @ 13 de abril de 2009 12:09

Agora eu que digo que comentário "phoda"!! rsrs

Sim, realmente o conceito de liderança é bem defenido no estilo de Steve Jobs. Bom, diga-se de passagem que ele é um visionário e um importante criador de conceitos tecnologicos. Engraçado porque ele faz o tipo Dr. House, um cara arrogante mas que no fundo todos gostam e por fim tudo que fala e planeja, dá certo.

Bjsss e boa semana!

Daniela Figueiredo disse... @ 14 de abril de 2009 00:30

Maha,
O papel do líder é fundamental para manter uma equipe motivada. Acreditar que vai dar certo e saber transmitir essa ideia aos funcionários já é meio caminho andado para o sonho se realizar. Assisti uma palestra de Ernest Sarlet, na época ele era diretor de RH da Azaleia, ao falar sobre a força de uma equipe unida, citou Mário Quintana e o completou: "'Todos nós somos anjos, cada um de nós é, mas anjos de uma asa só. Para levantar voo, é preciso se abraçar.' Eu acho que em qualquer instituição as pessoas têm que se abraçar, porque tartarugas são bichos muito queridos, mas muito lentos. E nós precisamos levantar voo e voar como águias...Mas só se abraçando.", concluiu Sarlet.
Após definir a equipe e incentivá-la, o planejamento estratégico é essencial para que se alcance o objetivo com eficiência. Planejar cada passo, criar indicadores e avaliar os resultados, e assim vai...
Na vida não é diferente. Para alcançarmos nossos objetivos, temos primeiro que acreditar que vamos conseguir, só assim nos motivaremos. E motivação é tudo, é ela que nos dá o impulso de seguir adiante, e conseguimos.
Adorei o texto, beijos.

Maha disse... @ 14 de abril de 2009 13:11

Daniela: Seu comentário foi muito bacana! Temos que acreditar primeiro que nós temos capacidade de alcançar os objetivos, dai planejar e colocar em prática. Mas o conceito inicial é esse mesmo, acreditar que podemos! bjss!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados