Tabagismo - O que a acupuntura pode fazer por você
Postado por Maha - | Categorias: ]

Não existe pior coisa que se possa fazer para sua saúde que fumar. Os riscos à saúde são realmente altos, tais como um aumento muito grande de danos no DNA levando à mutação celular e conseqüente aumento da incidência de câncer, hipertensão, aumento dos níveis de mau colesterol, doenças vasculares, envelhecimento precoce e diminuição do seu tempo de vida, entre muitas outras patologias. Devemos antes de qualquer coisa, como profissionais de saúde, prevenir esse grande mal, educando as crianças e adolescentes a não se iniciarem nesse funesto vício e ajudando os adultos viciados a largar desse mal, afinal a educação começa em casa: as crianças vendo os pais fumando acabam apreendendo certamente a fumar, portanto a conscientização deve vício deve ser dada desde criança através de muita conversa, programas e vídeos dos malefícios que o cigarro pode trazer.
Existe muita polêmica sobre a eficácia dos vários métodos de tratamento para o tabagismo, mas a acupuntura, principalmente a acupuntura auricular, tem se mostrado um dos métodos mais eficazes, baratos e menos agressivos à saúde do paciente, que se tem noticia.


Ela geralmente pode ser associada à outras terapias auxiliares como:- homeopatia, PNL , fitoterapia, para diminuir o desconforto e o desejo ao cigarro que o paciente viciado passa nas primeiras semanas em que ele larga o vicio.

Geralmente é usada técnica semelhante em outros vícios como drogas (cocaína, maconha, crack, etc), alcoolismo e obesidade. É claro que com diferentes enfoques clínicos e medicamentosos.

O tratamento fica barato em relação à outros métodos mais danosos e menos eficazes. Geralmente o paciente passa por uma consulta inicial onde ele é avaliado física e psicologicamente e então lhe são passados medicamentos homeopáticos e fitoterápicos, que ajudam-no a se equilibrar e reduzir a ansiedade, o desejo pelo cigarro e as descompensações emocionais e físicas decorrentes da falta da nicotina em seu corpo.

Depois ele inicia as sessões de auriculo-acupuntura que são no máximo três vezes por mês, não sendo necessário mais do isso para se conseguir o sucesso do tratamento. Geralmente as sessões duram três meses e depois o paciente é assistido por um período médio de quatro meses onde ele procura as sessões de acupuntura apenas quando ele descompensar psicologicamente ou aumentar seu desejo pelo cigarro. São usadas nessas sessões microagulhas que são inseridas em pontos extremamente pequenos existentes no pavilhão auricular, localizados através da detecção por aparelhos eletrônicos de alta precisão que os marcam. Sendo assim, as microagulhas são inseridas com a máxima precisão e o mínimo de dor.

Esses pontos na verdade são os complexos neuro-vasculares existentes na orelha que, ao serem inseridas as agulhas, ativam a conexão existente reflexamente com o cérebro, passando pelo processo espino-talâmico e que assim possui uma grande eficiência, pois mesmo que o paciente não esteja pensando ou fazendo algo para melhorar o processo, as agulhas estão ajudando-o a entrar em equilíbrio.

Sem esse método de detecção fica praticamente impossível a inserção correta das agulhas, por que as dezenas de pontos que existem muitos próximos um do outro são extremamente pequenos e o tratamento sem este se torna por demais falho.

Após a colocação das agulhas, elas são fixadas com esparadrapo cor da pele que torna o tratamento bem discreto, esteticamente falando.

E o viciado precisa apenas, para iniciar o trabalho, de força de vontade e o real desejo de largar esse vício para depois ter o gosto de desfrutar de uma saúde plena e livre dos enormes riscos que o cigarro leva à saúde.

Carlos Roberto Medeiros Lopes
Fonte: BEMZEN

5 Comentário(s), faça o seu também!!!

Anônimo disse... @ 25 de março de 2009 às 12:06

Funciona sim,mas a decisão do paciente nesta empreitada é fundamental.
Como acupunturista,recomendo
Beijos
Nega

Metalhead disse... @ 25 de março de 2009 às 12:13

Aeee... só falta corrigir o título. É acupuntura e não acumpultura. Abraço

Maha disse... @ 25 de março de 2009 às 12:40

Eu sou Neguinha: Com certeza o paciente tem 99%, pra não dizer 100% de decisão em se livrar do tabagismo, aliás em tudo em sua vida. bjss

MetalHead: Fala camarada!! Obrigado pela visita. Só não entendi onde tá errado o título? bem de qualquer forma nos vemos na academia!

Vou colocar o seu blog no meus links.

Abraços

Daniela Figueiredo disse... @ 26 de março de 2009 às 01:38

Oi, Maha. A força de vontade é o principal e essencial motivador para que a pessoa deixe de fumar. Só acupuntura, acredito que não funcione, mas ajuda. E acho válido tentarmos de tudo que possa facilitar esta etapa de eliminar vícios. Estou fazendo sessões de acupuntura para dor nas costas, não é esta de "costurar" agulhas nas orelhas e muito menos as bolinhas torturadoras que nos fazem lembrar que temos orelhas, tamanha a dor. A que faço é a tradicional, em que ficamos espetados por 20 min, e que também considero torturante. Está adiantando, embora o tratamento não seja vapt-vupt em resultados. Mas como falei antes, tudo vale a pena quando queremos alcançar um resultado!
Beijos pra ti!

Maha disse... @ 26 de março de 2009 às 10:43

Oi Dani, gostei de seu comentário aliás como todos os seus.

Concordo contigo, a acupuntura ajuda sim, mas o principio de tudo é a motivação individual. Tenho um amigo que fumava muito e há alguns meses ele passou uma operação cardiovascular. Depois disso ele parou de fumar, pena que a sua motivação foi tardia. Antes tarde do que nunca, depois de anos castigando o corpo com os efeitos do fumo as consequências foram duras.
Ficar espetado por 20 minutos deve lembrar uma tortura medieval hahhahahaha Já fiz tratamento com acupuntura e sei muito bem o que é isso. No meu caso o resultado foi excelente.

bjss se cuida!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados