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Os dez passos para uma alimentação saudável são orientações práticas sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade.

Caso você tenha alguma doença como diabete melito, hipertensão arterial,colesterol alto e necessite de orientação nutricional específica procure um nutricionista. Comece escolhendo aquela orientação que lhe pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procure segui-la todos os dias.

Não é necessário que você tente adotar todos os passos de uma vez e também não é preciso seguir a ordem dos números sugerida nos 10 passos.

1-Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
2-Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3-Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4-Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5-Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6-Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesase outras guloseimas como regra da alimentação.
8-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9-Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10-Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Fonte:Ministério da Saúde.

2 Comentário(s), faça o seu também!!!

José Vitor disse... @ 25 de março de 2009 12:45

Gostei do texto!!!

O Ministério da saúde deveria fazer muito mais do que isso. Sei que nós somos críticos por natureza e temos a tendência a falar mal de nosso governo. Mas penso aque há muito o que fazer na prática.

Gostei de seu blog vou colocar em meus favoritos.

Abraços

Nutrição e Bem-Estar disse... @ 28 de abril de 2010 14:30

Dicas uteis e importantes, veja aqui mais sobre a importancia do Pequeno-Almoço

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