Homens e mulheres traem por razões diferentes
Postado por Maha - | Categorias: , ]

Conversando com uns amigos veio à tona um assunto que até hoje não tem solução e nem tão pouco explicação, A TRAIÇÃO, como e o porquê nós traimos?

Em certa hora eu disse que acreditava que as mulheres estavam traindo mais do que os homens, elas por serem mais sutis e eles tolos não percebem nunca. Uma amiga disse "quando traimos fazemos muito bem feito, dificilmente vocês descobrem a não ser que queremos".
Lendo este artigo achei interessante postar aqui, caiu que nem uma luva.
Como terapeuta é diário meu contato com histórias de traição e desejos de trair, inclusive com conhecidos meus.

As mulheres passaram a trair mais. Comparando estudos realizados no Brasil, Dra. Carmita Abdo, 1991, (USP) com o de Mirian Goldenberg, 2001, (UNFRJ), observamos que o índice de traição masculina é o mesmo, 67%, enquanto que o índice feminino passou de 23% para 47% nesse mesmo período.Hoje as mulheres sentem-se no direito de trair (como eles) e o fazem por diversos fatores, maioria deles ligados à relação: vontade de experimentar algo novo, poder de seduzir, insatisfação com a vida sexual no casamento ou namoro, decepção, desamor, vingança por ter sido traída... Já os homens traem mais por sentirem atração sexual, por circunstâncias favoráveis, companheirismo no sentido de se sentirem apoiados, fortalecidos na masculinidade, autoestima pessoal e sexual.

O círculo de convivência ampliado pela vida profissional da mulher também pode ser um fator para o aumento do índice de traição feminina. Mas isso não significa que a mulher trai porque trabalha fora. Isso é pura ilusão! O risco de traição não é minimizado pelo fato da mulher não trabalhar ou fora ou trabalhar junto do marido, pois muitas mulheres nessas condições também traem. Seja com o colega de academia, o personal, o porteiro, o paquera que conheceu no supermercado, na porta da escola dos filhos, no curso que faz, na internet.... 

Concordo com a ginecologista e terapeuta sexual Glene Rodrigues que: “a maioria dos casamentos não termina por causa de uma traição”. Há também a possibilidade de uma disfunção do sistema familiar, porque existe, sim, uma quebra do vínculo de idealização da relação e da parceria, principalmente por parte da mulher. Essa mulher sofre na maioria das vezes uma desestruturação da sua psique, um misto de ódio, medo, desconfiança e até possibilidade de depressão. 

Se essa mulher não foi exposta à humilhação - críticas do parceiro em relação ao corpo, inteligência e desempenho sexual - essa relação pode até ser reconstruída e essa vivência, apesar de difícil, pode mobilizar crescimento, onde a mulher pára de cuidar tanto do outro e passa a cuidar de si mesma, se permitindo crescer. 

Com um trabalho conjunto do casal é possível uma reconstrução. Ou seja, passar de uma relação idealizada e romântica, para uma vivência de afeto, tolerância, maturidade e respeito, minimizando egoísmo e mentiras. 

Muitas mulheres ainda são acusadas de terem sido as ‘causadoras’ da traição e sentem-se culpadas. “Traição é problema de quem trai, não se trai porque a outra parte fez ou deixou de fazer determinada coisa, porque não foi companheiro (a) ou andava sem desejo sexual ou com outra dificuldade sexual’, afirma Glene Rodrigues. 

Se a relação não vai bem, é preciso sentar como adultos e buscar ajuda, aconselhamento e terapia. O que não vale é sair traindo e depois responsabilizando o outro de ser o motivador da traição. 

As traições podem causar em ambos desenvolvimento de disfunções sexuais, seja por culpa, medo de serem descobertos e autopunição. Alguns quando saem com seus amantes não conseguem ter orgasmo, ereção. E às vezes não acontece o mesmo na relação “oficial”. 

Não é o mais comum. Se isso acontece com você, tenha clareza que você mesmo está se reprimindo e julgando sua atitude. Repense se você realmente aprova essa traição.

por Arlete Gavranic

4 Comentário(s), faça o seu também!!!

Anônimo disse... @ 18 de fevereiro de 2009 às 10:50

humm Já havia pensado nisso!

Realmente as mulheres estão traindo e tentendo se comparar aos homens. É uma pena, pq as mulheres são muitos mais que objetos.

Penso assim

Anônimo disse... @ 22 de fevereiro de 2009 às 15:53

Concordo com vc Gustavo...

Anônimo disse... @ 11 de junho de 2010 às 00:05

mulher tem ficar e´no cabresto,tem que ser fiel, pois o homem sustenta ela da tudo,comida , dinheiro, casa, por isto elas tem que ser fieis, se não gosta então vaza vagabunda…
o homem dar um duro danado pra sustentar essa vadia pra ela trair o cara!!!!! lugar de mulher é na cozinha!!! como ja dizia um grande filosofo “o mundo é a casa do homem e a casa é o mundo da mulher”
o homen trai por que é a natureza que impo~em, é uma questão de sobrevivência, temos que procriar ne não??sem falar que existem mutio mas muito mais mulheres que homens no mundo por isso podemos ter quantas mulheres quisermos, é uma lei natural, JA AS MULHERES SÃO PROIBIDAS DE TRAIR, TEM QUE SR FIEIS ENTENDERAM FIEIS.

Mulheres de flores e de aço disse... @ 9 de maio de 2011 às 18:40

Caro coizinha seu comentário com relação as mulheres é antigo e imbecil creio eu que tu deve ser é muito corno mesmo pra falar de uma mulher assim, mulher é como cristal tem que ser tratada como rainha e não como mucama quanto ao seu infeliz comentario va ler e se informar deixe de ser ignorante.

simplesmente mulher!!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados