Postado por Maha - | Categorias: , ]

Rock’n roll combina com meio ambiente? Se a pergunta for feita para os roqueiros da banda alemã Scorpions, a resposta com certeza será positiva. Desde o ano passado, quando veio para o Brasil pela primeira vez, o grupo decidiu usar a turnê mundial “Humanity Hour One” para que as pessoas reflitam sobre como estamos tratando o nosso planeta.

“Sabemos que não somos os primeiros a fazer isso, mas viemos para a Amazônia para dar visibilidade à situação das florestas tropicais”, disse o vocalista Klaus Meine, durante a coletiva de imprensa em Manaus, em 2007.

Este ano, os roqueiros do Scorpions voltaram para uma bateria de dez shows no País e aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Greenpeace contra o desmatamento. O vocalista Klaus Meine e o guitarrista Rudolf Schenker sobrevoaram a região oeste do Pará no avião do Greenpeace e puderam sentir tanto a beleza da floresta quanto testemunhar a destruição causada pelo desmatamento, pela exploração de madeira e produção de carvão e minérios.

“Essa viagem me deixa com sentimentos mistos de tristeza e um sentimento impressionante do que pudemos ver de uma das regiões mais belas do mundo, intocável, linda”, disse Meine. “Primeiro vimos o desmatamento e as queimadas e, no caminho de volta, pudemos ver quão linda e intocável é a floresta. Essa parte do mundo é tão bonita e tão importante não apenas para o equilíbrio climático, como para todo o equilíbrio global. Deu pra ter uma idéia do que o homem está fazendo com a natureza”, disse ele.

Impressionado com o que viu, Meine chamou a atenção nos shows da turnê brasileira para a necessidade urgente de barrar a destruição da Amazônia e a importância de proteger a floresta. O Greenpeace produziu um vídeo com imagens da beleza e destruição da floresta, que foi projetado durante quase todos os shows da turnê brasileira durante o clássico “Send me an Angel”.

O coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, que participou do sobrevôo com os Scorpions, parabenizou o grupo pela iniciativa de inspirar as pessoas a agirem para proteger a maior floresta tropical do planeta. “O Brasil deve adotar uma política consistente para acabar com a destruição da Amazônia, adotando metas anuais de redução do desmatamento até 2015. Esta é a maior contribuição que o País pode dar na luta contra as mudanças climáticas, já que 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa vêm das queimadas e desmatamentos, principalmente na Amazônia”, disse ele.

Nos últimos 40 anos, mais de 700 mil quilômetros quadrados de florestas foram desmatados na Amazônia brasileira, uma área equivalente a duas vezes o território da Alemanha. Não temos mais tempo a perder.

Saiba mais sobre o trabalho do Greenpeace: www.greenpeace.org.br

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados