Energia solar para residências
Postado por Maha - | Categorias: , ]

Há quatro anos, Lynn Jurich deixou uma carreira no mercado financeiro para fundar a Sun Run, que vende energia solar para residências. Desde então, a empresa quadruplica a cada ano

Muita gente dizia que nossos planos não dariam
certo porque o investimento era muito alto — Lynn Jurich
Nos últimos anos, a energia solar surgiu como uma espécie de panacéia ambiental. Os raios solares são uma fonte praticamente inesgotável, com pequenos impactos ambientais. Seria o melhor dos mundos se já existisse uma forma barata de captar esse tipo de energia. Não é o caso. A energia solar é cara — tanto que poucos entre os consumidores mais ricos do mundo, os americanos, estão dispostos a investir até 60 000 dólares para instalar os painéis que transformam os raios solares na energia que faz suas casas e empresas funcionar. "O investimento inicial ainda afasta boa parte da população da energia solar", diz a americana Lynn Jurich, de 31 anos. "Pouca gente quer pôr a mão no bolso para diminuir a conta de luz no longo prazo."

Lynn vem tentando reduzir a distância entre as boas intenções com o meio ambiente e a disposição de pagar a conta. Há quarto anos, ela deixou um emprego no Mercado financeiro para fundar a Sun Run, empresa da Califórnia que vende energia solar para residências. Lynn criou um modelo de negócios que reduz muito o valor necessário para gerar eletricidade a partir do sol. A empresa instala painéis solares em casas e condomínios de graça ou por um preço simbólico — em torno de 1 000 dólares por residência. Em troca, os clientes comprometem-se a comprar a energia gerada em seus telhados por 20 anos. Na prática, a Sun Run financia os painéis para os clientes, que pagam na tarifa.

O interesse pelo mercado de energia renovável surgiu quando Lynn cursava faculdade de economia, no final dos anos 90. Foi quando ela e o colega Edward Fenster, hoje seu sócio, conceberam um modelo parecido com o que puseram em prática na Sun Run. "Muita gente dizia que nossos planos não dariam certo porque o investimento necessário era muito alto", afirma Lynn. Hoje, a Sun Run tem painéis instalados em pouco mais de 10 000 casas nos Estados Unidos. Esses clientes proporcionaram re ceitas estimadas em 4 milhões de dólares em 2010 — mas a empresa vem quadruplicando de tamanho a cada ano desde sua fundação. Apesar do crescimento, a Sun Run ainda não consegue sustentar sua expansão só com os resultados da venda de energia. Porém, os contratos de longo prazo com os consumidores e o potencial de crescimento da empresa têm atraído investidores.

Fundos como o Sequoia Partners, um dos maiores dos Estados Unidos, já aplicaram mais de meio bilhão de dólares no negócio. "Acredito que a Sun Run possa ser uma das mais importantes geradoras de eletricidade americanas daqui a 20 anos", afirma Lynn. O cenário é favorável. Em janeiro, o presidente americano, Barack Obama, anunciou um programa de financiamento a empresas que desenvolvam tecnologias para produzir energia limpa. Nos próximos anos, 80 bilhões de dólares serão destinados a esse tipo de negócio no país. A Sun Run parece estar numa posição privilegiada para aproveitar a onda de crescimento. "A grande barreira para expandir o uso da energia solar é o preço dos equipamentos", diz Cristopher Vlavianos, fundador da Comerc, empresa brasileira que atua no mercado livre de energia e que acompanha as tendências do setor elétrico. "A solução encontrada pela Sun Run torna essa tecnologia muito mais acessível."

O DINHEIRO QUE VEM DA LUZ
Como funciona o modelo de negócios da Sun Run

1 - Equipamento grátis
A Sun Run fornece o sistema de painéis solares sem custos para o cliente, que paga apenas uma taxa pelo uso da energia gerada nos telhados.
2 - Preços abaixo do mercado
A tarifa é 15% menor que a média cobrada no mercado de energia elétrica — e não será reajustada pelo período de 20 anos do contrato.
3 - Economia premiada
O cliente que não utiliza toda a energia gerada em sua residência recebe créditos. O excedente pode ser repassado a outro consumidor.

Fonte

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados