Cientistas brasileiros criam novo plástico
Postado por Maha - | Categorias: , , ]


Cientistas brasileiros descobriram uma maneira de transformar fibras de bananas, abacaxis, cocos e outras plantas em plásticos que podem ser usados em automóveis. Estas frutas e plantam contêm celulose, que pode ser processada em nanofibras para reforçar plásticos usados na indústria automotiva. Além de sua natureza renovável, o material é extremamente resistente e leve, segundo o pesquisador Alcides Leão.

"As propriedades destes plásticos são inacreditáveis", diz Leão. "São leves, mas muito resistentes - 30% mais leves e de três e quatro vezes mais fortes que os convencionais. Acreditamos que muitas peças de automóveis, como painéis e para-choques, serão feitos de nanofibras de frutas no futuro. Eles irão ajudar a reduzir o peso dos carros, o que irá significar economia de combustível".

Leão prevê que bioplásticos serão usados dentro de dois anos, porque a indústria já está fazendo experiências com plásticos de nanucelulose reforçados. Os materiais são processados em um dispositivo semelhante a uma panela de pressão, aquecida com substâncias químicas especiais que transformam a mistura em pó fino. Um quilo de fibra de nanocelulose pode reforçar 200 quilos de plástico, afirma o Green Biz.

Os plásticos reforçados podem um dia ter um papel na indústria médica, como em corações artificiais e implantes de juntas, de acordo com Leão, que participou do encontro da Sociedade Americana de Química, que começou na segunda e termina hoje na Califórnia.

Fonte

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados