Postado por Maha - | Categorias: , , , ]


A velocidade de derretimento de algumas das grandes geleiras da Groenlândia dobrou nos últimos 10 anos. Essa é a principal conclusão de estudos feitos pelo glaciologista britânico Julian Dowdeswell, do Instituto de Pesquisa Polar Scott, da Universidade Cambridge, no Reino Unido. O estudo deu origem ao filme This Icy World (Esse Mundo Gelado), que a universidade está lançando hoje.

“Há evidências que, em alguns lugares da Groenlândia, as geleiras dobraram o ritmo (de seu deslocamento para o mar), chegando a 10 quilômetros por ano na última década”, afirma Dowdeswell. Isso significa que a contribuição da Groenlância para a elevação do nível do mar no mundo todo está aumentando.

A Groenlândia no ano passado bateu o recorde de derretimento do gelo. A temporada de degelo de 2010 foi a mais longa desde que começaram os registros, há mais de um século. Ela durou 50 dias a mais do que a média considerada normal.

Fonte

1 Comentário(s), faça o seu também!!!

Anônimo disse... @ 18 de fevereiro de 2011 às 15:45

O planeta está mudando e não é de forma lenta - a velocidade ás vezes assusta. Falta consciência para que todos zelem pela Terra. A natureza responde de acordo com cada agressão sofrida. O resultado está no excesso. Muita chuva ou seca prolongada, muito frio ou temperaturas que se elevam e assim por diante. Estamos perdidos! Grande abração

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados