O Verdadeiro Pecado da Carne
Postado por Maha - | Categorias: , ]

Enquanto em nosso planeta existe 1 bilhão de pessoas subnutridas, um terço da superfície agrícola está sendo utilizada para culturas destinada para alimentação de animais confinados como, por exemplo, o boi.

Para se obter 1k de carne bovina é preciso alimentar o animal com 10kg de alimentos, sendo 8kg de grãos (soja, trigo, milho) e mais 2kg de forragens (capim, grama, alfafa etc…)

Além disso, a produção de grãos faz uso de muita água, 1kg de trigo para ser produzido se gasta 1000 litros de água.

Ou seja, um quilo de boi alimentado com ração à base de cereais consome, direta ou indiretamente, algo em torno de 10 mil litros de água.

Quanto às emissões de gás carbônico (CO2), a produção do quilo de carne de boi confinado emite aproximadamente, 25 kg de equivalente (CO2).

Por isso alimentar animais com cereais e outros tipos de grãos, ao invés de capim, que não concorre com o cardápio humano, é uma aberração ecológica, seja para danos ambientais ou para economia mundial.

Por isso podemos dizer que com a devastação dos cerrados e das florestas para plantar a soja, apenas 10% se converte para alimento humano, os outros 90% são dissipados em calor para atmosfera e estrume caríssimo.


***Adaptação de trechos do artigo “Pecado da Carne”, escrito originalmente pelo antropólogo e ambientalista, Tomás Togni Tarquínio, no Jornal de Brasília publicado em 15/06/2009.

*Publicado originalmente em 16 de setembro de 2010 por Tela Crente

Esse blog está participando do prêmio TOPBLOG. Dê seu voto clicando aqui. :)

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados