Carro é movido a gás metano (Reprodução/Daily Mail)
Uma equipe de engenheiros britânicos criou o Bio-Bug, um carro ecológico que usa gás metano extraído de lixo orgânico e dejetos humanos como combustível. O "Bio-Bug" é um New Beetle adaptado e pode alcançar uma velocidade máxima de 183 km/h.
O motor é híbrido e, além do gás metano, também deve ter gasolina no tanque. Sua partida é feita usando gasolina e o gás metano só começa a ser consumido após o aquecimento do motor. Segundo os engenheiros, os dejetos do esgoto de cerca de 70 casas são suficientes para abastecer o "Bio-Bug" por cerca de 16 mil quilômetros.
O biogás usado no veículo é produzido a partir de restos de alimento, lixo orgânico e fezes de animais. O gás é gerado pela digestão anaeróbica de bactérias, que consomem oxigênio e "quebram" as moléculas de materiais biodegradáveis para produzir o metano.
A tecnologia de transformar dejetos humanos em combustível já foi utilizada anteriormente, mas esta é a primeira vez que um carro roda com gás metano sem perder performance.
Mohammed Saddiq, porta-voz da GENeco, empresa que desenvolveu o protótipo, afirma que os motoristas não sentirão a diferenã ao dirigir um "Bio-Bug". "Antigamente, o gás metano não era puro o bastante para abastecer veículos sem prejudicar a performance", disse, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.
Ainda em fase de protótipo, o Bio-Bug ainda não tem data prevista para entrar no mercado. A empresa GENeco, no entanto, já afirmou que irá modificar toda a frota da companhia para rodar com gás metano de dejetos humanos.
Fonte
Postar um comentário
Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.
Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.