Hora do rush na Holanda é assim, de bicicletas.
Postado por Maha - | Categorias: , , ]


Isso sim é engarrafamento!
Infelizmente nós Brasileiros não temos o costume de andar de bicicletas, pelo menos não nas grandes cidades. Em parte, culpa pela falta de estrutura para esse tipo de transporte e em outra, a insegurança que domina e da o tom nas grandes cidades. Certo dia presenciei um assalto, um bandidinho, um menor que não devia ter nem 15 anos, tirou uma arma de dentro da calça e falou para um ciclista,  entrega a magrela! Tudo isso aconteceu em pleno parque lotado e onde as pessoas vão para relaxar e se divertir.

Passado alguns instantes fui perguntar a vítima se estava tudo ok, por sorte sim. Lembro dele falar que estava espantado com o acontecido, a "magrela" não custa nem cem conto, disse ele.

Pra quem já visitou a Holanda ou outros países da Europa onde a cultura de andar de bike é mais forte, sabe que muitas delas são alugadas, o individuo paga pelo uso da bike e a devolve em qualquer ponto de devolução/aluguel, existem vários pontos espalhados pelas cidade. Agora imagina isso no Brasil. Pensou bem? Infelizmente um país, onde a maior parte da população não sabe quais são seus direitos primários, fica complicado exigir que esse sistema funcione aqui.

Não é só isso que entra em jogo, temos um quesito fundamental, a EDUCAÇÃO. O vídeo foi gravado em pleno horário do rush e ninguém desrespeitou o sinal de trânsito. O índice de acidentes entre veículos e ciclistas na Holanda é baixíssimo, a exemplo de outros países como a Alemanha, Espanha e França.

Não podemos exigir dos nossos governantes que eles construam ciclovias como essa do vídeo ou que criem sistemas de aluguel como os que exitem em alguns países. Se o povo sabe de seus direitos, pode exigir e com isso será cobrado também. Não dá pra exigir se nem ao menos nos damos ao trabalho de saber quais são nossos direitos e deveres. Agora garanto que se perguntar pra qualquer um com quem que a celebridade tal ta transando,  é bingo na certa!

Vamos ver se as próximas gerações de Brasileiros acertam.

2 Comentário(s), faça o seu também!!!

Anônimo disse... @ 26 de maio de 2010 às 12:29

Seria bem interessante para nossa saúde e da natureza.
Bjos

Vanessa Ferreira disse... @ 26 de maio de 2010 às 14:00

Muito bom... gostei muito de saber disso. Amo o meu país, mas estamos mesmo bem atrasados.

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados