Cool Change, água com garrafa em PLA
Postado por Maha - | Categorias: ]

Eu sempre tive essa dúvida. Será que não poderíamos reduzir a quantidade de plástico jogados na natureza proveniente de descarte como por exemplo os das garrafas PET usadas em refrigerantes e água mineral?
Com tanta tecnologia a nossa disposição ficava essa pergunta. Claro que não podemos esquecer que uma indústria vive de lucro e sendo assim a linha mais rápida a ser pensar é tentar baixar sempre o custo de produção de determinado produto. E nesse ponto o plástico ganha de longe. O Bioplástico já é usado na Austrália, vamos torcer para que a onda chegue aqui que nem um tsunami.

A Cool Change Natural Spring Water é a primeira a água mineral da Austrália que usa frasco elaborado com bioplástico Ingeo™. No Brasil ele é comercializado pela Cargill

O design gráfico é limpo, com um bom uso de tipografia e seu símbolo lembra o ciclo de vida cíclico do produto.

As garrafas de Cool Change Natural Spring Water são elaboradas com o PLA Ingeo™ (Acido Poliláctico), ele é um bioplástico derivado dos açúcares das plantas, um recurso anualmente renovável. Já as garrafas em PET (Tereftalato de polietileno) derivado do petróleo, é um recurso não renovável.

PLA Ingeo™ se desintegra em cerca de três a quatro meses sob condições de compostagem industrial (umidade de 80% e temperatura constante superior a 60º C) ou um pouco mais se descartado na natureza, sem produzir resíduos tóxicos.


Pode também ser reciclado junto com outras garrafas feitas de PLA, não pode ser misturado ao PET.
O uso do PLA Ingeo™ utiliza 67% menos combustível fóssil para fazer a resina dos frascos comparados ao PET de tamanho similar. Isto conduz a 90% menos em emissões de gases de efeito estufa para se fazer a resina. Todas as emissões de gases de efeito estufa que são produzidas no processo de produção estão sendo diminuídos, minimizando o impacto no meio ambiente.

O uso do bioplástico Ingeo™, retem o gosto natural da água mineral e é uma alternativa mais amigável a sua saúde e ao planeta. A água mineral Cool Change Natural Spring Water está atualmente disponíveis em lojas cafés, restaurante, lojas de produtos orgânicos em toda Austrália.



Fonte

2 Comentário(s), faça o seu também!!!

Blog do Juba disse... @ 17 de novembro de 2009 às 14:45

Este é um bom exemplo, mas existem vários projetos concluidos que só não foram colocados no mercado pelo simples fato de não serem viáveis economicamente para as grandes industrias.
Abraços
Juarez

Daniela Figueiredo disse... @ 19 de novembro de 2009 às 22:53

Uma ótima ideia, que bom seria se todos os produtos embalados em plástico fossem desta forma. Infelizmente, esses produtos ecológicos economizam em poluição, mas não têm preços acessíveis ao bolso de todos. Essa água, só pelo designer da embalagem, dá para ter uma ideia do preço alto que ela deve ter. Bjão.

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados