Trânsito de São Paulo mais lento que carroça
Postado por Maha - | Categorias: ]

Bom, para quem mora na cidade de São Paulo isso não é nenhuma novidade, cada dia mais carros se lançam às ruas da cidade. O trânsito está mesmo caótico e por mais que vemos os esforços para melhorar a situação mais eu vejo que não vai ter solução. Com uma malha viária boa digamos assim, a cidade não suporta mais esse crescente fluxo de veículos. Uma verdadeira equação a ser resolvida pelos engenheiros de trânsito.
Se tivéssemos uma malha de transporte público maior e melhor distribuída acredito que aliviaria um pouco, mas não se enganem, nós Brasileiros gostamos de andar de carro é cultural, não tem jeito! Não podemos achar que porque em Nova Iorque é assim ou assado que aqui seremos iguais. Em cidades grandes da Europa como Paris, onde o trânsito também é terrível vemos que a cultura por lá é "se posso ir de metro ou de bicicleta então irei". Aqui se o cidadão for a padaria perto de sua casa, algumas quadras apenas, o cara vai de carro.
E isso sem falar nos pontos importantes como: preservação do meio ambiente, efeito estufa e bla, bla, bla essas coisas que muitos dizem ser firulas de ECOCHATOS, mas vejo a questão da atividade física em si, andar faz bem ao corpo e sempre que posso ou tenho a chance ando de bike mesmo.

"O trânsito de São Paulo está mais lento que uma carroça, deve ser por isso que vejo tanto jegue dirigindo carrões"
Maha

Leiam a reportagem abaixo sobre esse assunto que saiu na Agência Estado.

VELOCIDADE MÉDIA DOS CARROS EM SP CAI 16,6 % EM UM ANO

Apesar de uma série de medidas para ampliar a fluidez na capital paulista - incluindo a restrição aos caminhões, que completa amanhã um ano -, os motoristas perdem cada vez mais tempo no trânsito em São Paulo. As medidas para impedir a circulação de caminhões no centro expandido reduziram os congestionamentos, mas não foram suficientes para aumentar a velocidade desenvolvida pelos veículos nas ruas. Dados obtidos pelo jornal O EStado de São Paulo mostram que, entre maio do ano passado e maio deste ano, a velocidade média, pela manhã, passou de 30 km/h para 25 km/h (-16,6%).

No horário de pico da tarde, o índice passou de 17 km/h para 15 km/h (-11,7%). Uma carroça puxada por dois cavalos consegue um desempenho de 28 km/h. Já no dia 10 de junho, véspera de um feriado prolongado, a capital registrou o maior congestionamento da história, com 293 km de extensão. Os dados de “Resumo Mensal” da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) abrangem os índices até o mês passado. No rush da tarde, com desempenho atual, o motorista leva 1h30 para fazer os 24,5 km da Marginal do Tietê, quando poderia ser completado em 20 minutos, caso o trânsito estivesse fluindo normalmente no limite de 90 km/h.

O cálculo das médias de lentidão e de velocidade é feito de formas distintas pelos técnicos da CET. No primeiro caso, a medição toma por base o congestionamento máximo de cada dia registrado no horário de pico. E a velocidade é medida de acordo com o tempo de percurso de veículos de passeio escolhidos aleatoriamente na hora do rush. São coletadas cinco amostras, sempre no sentido de maior fluxo. No início do mês, a Prefeitura começou a veicular propaganda anunciando queda nos registros de congestionamento com a restrição de caminhões. Mas procurada para falar sobre a velocidade média, a CET não retornou os contatos.

Fonte: AE/UOL

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados