Terminou? Dicas para você esquecer seu EX
Postado por Maha - | Categorias: ]

Originalmente este texto foi escrito para ajudar a mulher a esquecer seu ex. Podemos fazer alguns ajustes e colocar os homens neste bolo, afinal de contas esquecer um grande amor não é tarefa fácil pra ninguém. Resolvi publicar este artigo depois de uma conversa que tive com um amigo, ele estava contando a dificuldade em esquecer sua ex-namorada.

Cabeça livre, coração leve. Essa é a fórmula básica.

Era a azeitona da sua empadinha, o queijo da sua goiabada, a calda de chocolate no seu sorvete… Mas te deixou. É, cara amiga leitora, o fim de um relacionamento não é uma coisa nada fácil, mas quase todo mundo já passou ou vai passar por isso. E nessas horas, tudo o que você mais quer é parar de choramingar, esquecer aquele cara e curtir a vida. Embora pareça uma tarefa árdua dar a volta por cima e abrir o coração novamente, está longe de ser algo impossível. É só olhar para trás ou para os lados e ver quantas vezes você ou algum(a) amigo(a) já esteve nessa situação e conseguiu superar.

Pare de ouvir aquele CD antigo da Mariah Carey, doe o bichinho de estimação que ele deu para você no Dia dos Namorados, guarde (bem escondida, e não debaixo do travesseiro!) aquela foto de vocês dois juntos na praia e preste atenção nas dicas para não deixar o “falecido” virar um fantasma na sua cabeça.
Ficar atrás da pessoa só vai machucar ainda mais, principalmente se não houver chances reais de volta

1 - Em primeiro lugar, aceite e viva o luto. Lidar com a frustração e aceitar o fim não é fácil, mas é necessário. Para a psicoterapeuta de casais Miriam Barros de Lima, este “luto” é um processo interno, de autoconhecimento. “Aceitar que o outro não quis mais é uma prova de fogo para a nossa auto-estima, mas devemos lembrar que toda crise é capaz de nos fazer crescer”, assegura. Sentir a perda, chorar, ficar triste, ter raiva, tudo isso é absolutamente natural depois do término de um relacionamento e faz parte da recuperação. Segundo o psicólogo Paulo Bonança, o luto da separação deve ser vivenciado, desde que haja sentido nele. “O período de luto é um momento de reflexão. Você deve pensar qual foi a sua participação, tanto nas partes boas quanto nas partes difíceis do relacionamento que acabou - sem ficar culpando o outro. É preciso saber usar isso a seu favor e não levar o que foi ruim para o próximo namoro”, diz Paulo.

2 - Procure outras pessoas, mas não queira se envolver logo. Dizem que somente uma nova paixão pode substituir uma antiga. Mas encontrar rapidamente um par não é a melhor solução. “Se um outro romance se inicia logo após um rompimento, não há tempo suficiente para que haja toda a reflexão pela qual a pessoa precisa passar para avaliar erros e acertos. As lições que ficaram do último relacionamento ainda não foram bem processadas, o que pode fazer com que os erros apenas se acumulem. O outro não pode servir como ‘terapeuta’. Ele não está preparado para isso, nem vai agüentar o novo par choramingando”, afirma Paulo Bonança. Procurar o apoio dos amigos e da família, porém, é muito importante. “As pessoas próximas ao casal também vão viver essa separação. Se houver filhos, então, o impacto será enorme e as atenções devem se voltar para as crianças”, lembra a psicóloga Evelyn Pryzant, acrescentando que jamais deve-se buscar o ex-parceiro por outro motivo. “É bom chamar e reunir os amigos, parentes… Mas nunca o ex”, alerta.

3 - Evite contato por algum tempo. Manter certo afastamento do ex ajuda a recompor o coração partido e ameniza a dor de cotovelo. “Ficar atrás da pessoa só vai machucar ainda mais, principalmente se não houver chances reais de volta”, observa Miriam Barros.

4 - Amizade? Dependendo do caso, talvez seja possível, mas só depois de curadas todas as feridas. A técnica de tentar ficar amiga para passar a idéia de que está lidando bem com a situação geralmente não funciona. “No fundo, quem faz isso ainda tem esperanças de reconciliação. Só que é uma faca de dois gumes. Pode dar certo se o ex também estiver a fim de reatar. Mas se não houver nenhum indício de que a vontade é correspondida, o melhor é não tentar mais nada”, recomenda Miriam.

5 - Pare de xeretar o orkut ou myspace dele(a). Isso só vai trazer frustação seguido de raiva. Nada de deixar mensagens pedindo urgentemente que volte e nem ficar se humilhando enviando e-mails melosos, isso só vai afastar a pessoa mais ainda.

6 - Apague todos os e-mails carinhosos, deixe as boas lembranças apenas em sua memória.

7 - Nada de seguir o coitado(a), deixe ele(a) levar sua vida. Fazer isso só vai fazer você gastar tempo e dinheiro e o pior ainda você vai vê-lo(a) saindo com outra pessoa.

Agora essa é para os homens apenas: Vá um boteco pegue uma loira estupidamente gelada e vá atrás daquela loira estupidamente maravilhosa que esta sozinha no balcão querendo sua companhia.

Simples assim.

Fonte: Vários sites e blogs

11 Comentário(s), faça o seu também!!!

Sandra Franzoso disse... @ 4 de maio de 2009 às 14:05

Francamente ehehehehe... eu estava achando que era sério.
Bjs!

Maha disse... @ 4 de maio de 2009 às 15:49

Sandra: Mas o assunto é sério!! rsrrs

bjs!

Garota Verde disse... @ 4 de maio de 2009 às 15:56

Valeu a dica!

Maha disse... @ 4 de maio de 2009 às 20:59

Garota verde: Obrigado pela visita e comentário, volte sempre!!

Marina disse... @ 17 de julho de 2009 às 12:33

Tudo que eu mais preciso no momento.. tá que é a terceira vez que passo por isso, mas é sempre uma coisa chata e dificil de se lidar. Adorei.

Unknown disse... @ 18 de novembro de 2009 às 16:55

detestei a do homem , tive um monte de namoradas desde os 12 anos de idade , nunca maltratei nenhuma delas , nunca deixei nenhuma delas no furo comigo , nunca fiz nenhuma chorar , e nunca amei tanto uma pessoa como amo hoje e a perdi , li a parte das mulheres , mas a dos homens foi um pouco ignorante - a dor para quem gosta é a mesma tanto pra homens quanto para mulheres

Maha disse... @ 18 de novembro de 2009 às 18:59

Thiago, todo mundo sabe que a dor de perder alguém especial é ruim para qualquer um. A dor é a mesma.

Não se engane, se você namorou tantas mulheres (não estou duvidando), com certeza você deve ter feita alguma chorar ou no mínimo chateada, isso faz parte do processo da separação.

Com relação ao parágrafo para homens, acho que você não entendeu que foi apenas uma brincadeira para deixar o texto menos pesado.

Todo mundo em algum momento da vida já passou por isso que você está passando. E como os mais velhos sempre dizem "tudo na vida passa e o tempo cura tudo". Eu completo dizendo que a cicatriz aberta nunca fechará por completo, sempre deixará marcas, cabe a você transformá-las em aprendizado ou não.

Sugiro que leia esse texto http://blogdomaha.blogspot.com/2008/09/viver-no-di.html

Abraços e obrigado pelo comentário

Anônimo disse... @ 13 de abril de 2010 às 18:55

olá, eu gostaria de converssar com você por msn, acho que seria uma boa coisa voce me dar umas dicas pois estou precisando de uma ajuda no momento. no meu caso não foi a perda de uma ex-namorada, e sim de uma ex-amiga que disse uma vez que estava gostando de mim, mas pouquíssimos dias depois veio a me falar que o sentimento passou. estou mal que nem uma pessoa que acaba de perder alguém, mas no meu caso não conhecí ela pessoalmente, foi uma amizade que fiz por acaso, ma que está doendo em mim. não gosto mais dela, mas sempre vem sempre uma lembrança em vários horas em todos os dias que me fazem lembrar dela, e isso acaba com meu rendimento se eu estiver fazendo alguma coisa... como eu sou carente, acho que ela fez muito mal pra mim em ter dito isso sendo que ela estava sabendo que eu tenho problema de carencia afetiva, excluí ela de orkut, msn, etc mas as lembranças vem e me assombram sempre...

Anônimo disse... @ 18 de setembro de 2010 às 20:57

sai de um relacionamento de 2 aons, foi muito dificil no começo,mas mesmo sem namora mais continuamos ficando e sofri de mais por que ficando eu tinha q dividir ele com outras...faz uma semana q terminamos de vez,e cara tpo assim acho q tow bem melhor , hoje tow com alguem serio e que sei q gosto realmente de mim!!!!!!!!!!!! ainda nao esqueci de vez meu ex, mais sinto que tow me apaixonando pelo meu atual,mais as veses me pego pensando no meu ex, mas eu sei que um dia vou esquecelo de vez

Anônimo disse... @ 23 de março de 2011 às 23:22

Namorei 4 meses e meu namorado teminou comigo, primeiro ee pediu um tempo de uma semana, mas antes desse prezo ele terminou comigo definitivamente..veio com aquele papo todo de que ele naum tava sabendo me fazer feliz, e naum tinha o dieito e tal de me segurar, mais tipo tudo papo de malandro, que naum ia ficar com ninguem tao cedo e talz, mais ele terminou comigo numa quinta e na sexta fui pra uma balada e encontrei ele com outro, naquela hora eu parei, fiquei sem chao, nada tinha sentido, eu nem via nem oouvia ninguem, fiquei em choque, mandei varias mensagens e todas ele respondia dizendo que nao tinha mais nada comigo que era pra mim deixar ele em paz. depois disso nunca mais liguei pra ele, exclui todo e qualquer tipo de contato com ele. exclui do orkut, msn, facebook, numero do celular e tudo.. mais eu nao to aguentando mais, eu o amo demais… alguem ai pode me dar uma dica do que fazer, ja fui em piscologo mais naum to aguentando doi de mas..

Thais disse... @ 7 de março de 2012 às 23:46

Oie meu namoro acabou faiz um 2 mezes mais durou apenas 3 meses soh q ja conhecia ele sabe soh q eu nao me conformo q entao pouko tempo eu fui me apaixona tanto assim por uma pessoa eu ainda fiko cm ele soh q ele soh q me usar sabe doe demais por mais q eu saiba q ele soh q se aproveita de mim eu ainda fiko cm ele tudo o q era serio e q tinha sentimento acabou - se e agora tudo nao passa de uma brinkadeira e sem sentimento algum.. Estou estabeleçendo umas regras pra eskeçelo .. Espero q euconsiga alguem aipode me ajudar cm uma dika.

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados