Ser Brasileiro!
Postado por Maha - | Categorias: ]

O que é ser Brasileiro?
Tenho alguns amigos estrangeiros que sempre dizem "vocês são alegres, um povo único". Acho que essa magia de ser brasileiro nos dá essa flexibilidade dosada com muita inocência que beira a ignorância. Essa magia infelizmente muitas vezes fica contra nós. Um exemplo disso é que sempre indagamos com certo tom de indignidade por quê o nosso governo é assim ou assado?

Esquecemos que não temos identidade política, ao contrário de muitos países onde o povo é politizado, sabem de seus direitos e estes são respeitados. Todos compreendem que é um ciclo natural, "se eu te respeito, então serei respeitado".

Brincamos com nossa própria situação e coexistimos com tudo isso de forma apática. Tudo, por quê somos Brasileiros? É justificável? Acredito que não. Nisso surge o seguinte questionamento: "e se nós não fossemos assim, do jeito que somos, será que seriamos o povo tão admirado por todos?".

Não vamos nos esconder atrás de símbolos criados por nós mesmos, como: o futebol, o carnaval, nossas belas mulheres entre outras coisas, não podemos esquecer que tudo isso é o Brasil, mas somos mais que foliões atrás de um bloco carnavalesco. Somos uma nação! E como nação devemos ser tratados com respeito e não estou nem falando em trato como um ser humano, mas como cidadãos antes de mais nada. Só assim, o mundo nos verá com outros olhos e seremos respeitados por sermos de fato, Brasileiros! Quando digo Brasileiros me refiro também aos estrangeiros que adotaram este país como seu lar, assim como meu pai o fez. Não escolheu apenas por causa do nosso futebol, carnaval e mulheres, e sim, porque viu aqui uma terra abençoada com tudo pra ser um país do futuro, um país onde a paz reina em absoluta harmonia com o descaso de nossos governantes, ou será ao contrário?

O Presidente Lula por exemplo, que agora é a bola da vez, de certa forma acerta em algumas coisas e erra feio em outras. É certo dizer que quando acerta não foi apenas ele e sim, a sua equipe, mas quando erra é porque errou por conta própria.

Claro que sei que o Brasil chegou até aqui por consequência dos governos anteriores, não podemos dar esse crédito total ao governo atual. E nem muito menos aos anteriores. É um fluxo natural. Que é claro até agora e para o bem de todos, está dando certo.

Acredito que se fossemos mais fortes e focados no crescimento como nação, não digo apenas em questões econômicas, mas em todos os aspectos, educação, saúde, esportes e por ai vai.. Hoje certamente seriamos um país de liderança mundial, pois carisma nós já temos e vocação para estrela também. Em síntese temos tudo pra acontecer. Acho que falta a cada um de nós acordar para essa realidade.

Mesmo assim já somos um país respeitado, agora imagina tendo um governo que trata o Brasil não como um negócio, mas como uma nação de BRASILEIROS!

Maha

9 Comentário(s), faça o seu também!!!

Prof. Eduardo Silva disse... @ 9 de setembro de 2009 às 15:58

Meu grande amigo, agora tu fostes fundo!

Sempre leio seu blog, sou assinante via feed, gosto muito dos seus posts. Mas esse em especial mostra que tu és um grande observador e que tens senso apurado.

SER BRASILEIRO!! É um bom tema para discussões em aula e debates que certamente terão rumo político, é inevitavel!

Parabéns!

Mikasmi disse... @ 9 de setembro de 2009 às 16:29

É uma ideia feita. Não há dúvida que não há como os brasileiros para deitar as preocupações para trás das costas. Não vejo nisso defeito, mas sim uma visão positiva das coisas e calma para as resolver. Ao contrário de nós europeus que, somos mais tristonhos, ansiosos e só pensamos no trabalho. O Brasil é uma grande nação que ainda vai dar muito que falar

Maha disse... @ 9 de setembro de 2009 às 16:48

Mikasmi, Belo comentário!

Que o Brasil vai dar o que falar isso é questão de tempo, porém ainda temos problemas básicos e que a meu ver é intrisico no crescimento de qualquer nação.
Por isso que sempre brinco Tem que ter saco pra ser Brasileiro!! rsrs

Abraços e obrigado pelo comentário!

Maha disse... @ 9 de setembro de 2009 às 16:53

Prof. Eduardo, é um grande prazer t6e-lo como leitor do blog. Certamente esse é um bom tema para discussões e debates. Claro que em pauta estará a política, e vejo isso de forma saudável.

Abraços e obrigado pelo comentário

Anônimo disse... @ 9 de setembro de 2009 às 18:47

Maha,

Concordo contigo. O Brasil já esta na lista dos países mais respeitados no mundo, se os políticos agissem com honestidade e pensando no povo, já seria um país do primeiro mundo.

Beijocas

Maha disse... @ 10 de setembro de 2009 às 00:24

Cris, é isso aí!! O que nos falta é um pouco de verginha na cara isso sim. Como podemos exigir dos nossos governantes se nem nós mesmo nos respeitamos?

bjs e obrigado pelo comentário!

Anônimo disse... @ 10 de setembro de 2009 às 00:59

respeito,disse tudo...
Acredito no potencial deste País.
Acho que se cada um cuidasse de seu jardim e do jardim do outro,como se fosse seu,sem egoísmo,trapaça,como se fosse a si próprio,tudo seria diferente.
Eu,voce,governantes....todos olhando o outro,zelando pelo outro...ahh,teriamos um umundo bem,mas bem melhor.
Beijos da Nega

Ricardo Roveran disse... @ 10 de setembro de 2009 às 01:59

ulalá não...

Lulalá...

o efeito psicológico que o Lula causou no povo do país é impressionante, por ser um "não culto", um "não super homem", um "não especial", também por isso se não criou grandes expectativas a seu respeito e de seu governo.

2 mandatos depois, temperados a muitos escandalos, recheados de cpi's, prisões, idas e vindas, o país hoje percebeu que não precisa de um catedraticamente "muito bem formado" em qualquer coisa especial, como um "super economista", ou um "mega administrador", mas apenas de boa vontade... e é o que de muitas formas estamos encontrando, o país melhorou e melhorou bastante, mas por uma politização ironicamente criada a partir do populismo, uma cobrança não letárgica e tampouco amnésiada que já reflete na figura do novo quadro de nossos postos políticos, novos nomes, novas atitudes, novos resultados, dia a dia mudando e trazendo boas consequencias, mas há ainda mais boas novas dentre as já existentes... ;)

Unknown disse... @ 10 de setembro de 2009 às 14:03

Concordo com tudo que vc escreveu, mas temos uma herança que se perpetua até hoje, o colonialismo de exploração, as dívidas pagas desde o tempo do Império, a falta de políticas públicas, a exploração e roubo de nossas riquezas e, por fim, o descaso com a educação, nosso povo , na maioria, é apenas alfabetizado, e vota!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados