O Futuro dos Monitores
Postado por Maha - | Categorias: ]

O que era ficção hoje já é uma realidade. Existem muitas séries e filmes de ficção onde vemos que muitas das tecnologias usadas não nos parecem mais sonhos ou algo utópico.  Quem não se lembra do filme Minority Report estrelado por Tom Cruise, onde na sala de comando ele utilizava uma luva para acionar e executar funções numa tela projetada num vidro. Bom, essa tecnologia não é algo de certo modo novo, como tudo no mundo da informática o que é novo, é apenas baseado em um conceito ultrapassado, ou seja, tudo que é novo agora, amanhã já se torna ultrapassado, porque o conceito mudou. Muitos avanços tecnológicos nem chegam nas mãos dos usuários finais, porque na medida que essa tecnologia vai se desenvolvendo vai também mudando o uso final e o tempo pra se fabricar algo assim é mais demorado do que as alterações em seu conceito, que muitas vezes não para de mudar. Em resumo é mais fácil criar conceitos do que o brinquedo propriamente dito.

Mas tem algumas tecnologias que alteraram drasticamente as nossas vidas e se transformaram em aparelhos de uso indispensável, como por ex. a televisão, que é uma imagem visualizada numa tela(conceito), e tudo começou com os velhos tubos de imagem pesados e que só exibiam em P/B, hoje nós temos os monitores de LCD de alta qualidade, leves e de baixo consumo e mais adiante teremos os monitores que irão interagir com o usuário, chamados de monitores inteligentes, mas ainda assim são monitores, estão vendo o conceito ainda é o mesmo mas seu uso não. Agora estamos próximos de ver e presenciar uma mudança nessa tecnologia nos monitores.

São os monitores touch screen, não penas os monitores onde tocamos na tela e o sistema executa determinada função como em alguns caixas automáticos de bancos. Essa tecnologia hoje é amplamente conhecida mas ainda não chegou nas mãos de nós pobres mortais e quando chegar é claro vai ser pra poucos endinheirados. Esses vídeos foram feitos usando os aparelhos de uma empresa fundada em 2006 apenas, a Perceptive Pixel, mas que hoje domina o cenário mundial nessa tecnologia. Muitas empresas estão utilizando seus serviços, inclusive a Microsoft que aliás está de olho grande nessa empresa, assim como outras do setor.
Eu acredito que este novo conceito de  monitor veio pra ficar e logo estaremos tendo contato e em 10 anos estará a nossa disposição.

Esse vídeo é uma apresentação do recursos e inovações incorporadas ao aparelho usando alguns softwares da Microsoft.
Logo estaremos jogando xadrez como nos filmes de star war, com peças holográficas e tudo mais, e olha que a tecnologia holográfica já existe pelo menos o conceito, falta juntar tudo. Como vocês podem ver no vídeo a interação com outros aparelhos já funciona e como foi dito no vídeo em breve os casinos e hotéis cinco estrelas de todo mundo terão uma aparelho como esse.
Este outro vídeo é uma apresentação feita pela empresa que o desenvolve.
Visite o site da empresa Perceptive Pixel.

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados