Postado por Maha - | Categorias: ]

Duas pesquisas recém-concluídas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atestaram que uma dieta rica em gordura animal (carne de vaca e porco) pode provocar lesões no cérebro, responsáveis por alterar o controle da fome e também o gasto calórico. Juntas, estas alterações cerebrais aumentam ainda mais o risco de obesidade, uma das doenças que mais cresce no País. "O objetivo dos estudos foi identificar o motivo de algumas pessoas que comem muito engordarem e outras não", afirma Lício Velloso, professor de da Unicamp e orientador das duas pesquisas.

"Com os resultados, conseguimos apurar que o que diferencia os dois casos é a lesão no cérebro, que promove o desequilíbrio entre a sensação de saciedade e a eliminação de calorias", afirma Velloso. A análise dos danos cerebrais foi feita em camundongos. Os animais que comeram maior quantidade de alimentos sem qualidade nutricional apresentaram maior "mortalidade" de neurônios que controlam os mecanismos da fome. Para que o dano cerebral surgisse, foram de 8 a 16 semanas de dieta gordurosa o que, em vida humana, representa de 3 a 4 anos.

A nova descoberta da ciência está em um contexto de aumento do índice de brasileiros que apresentam sobrepeso. Segundo uma publicação da Universidade de Brasília (UnB), só na região Sudeste a taxa de obesos cresceu 285% nas últimas quatro décadas, saindo de 0,2% para 0,77%. João Eduardo Nunes Salles, médico da Santa Casa e diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), acredita que as razões por trás do aumento da obesidade são a mudança do padrão alimentar. "O famoso prato de arroz, feijão, bife e salada deu lugar à comida industrializada. Sem contar a inatividade física." As informações são do Jornal da Tarde.

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados