Postado por Maha - | Categorias: , ]

O desmatamento na Amazônia entre agosto e dezembro de 2008 caiu 82% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados hoje (23) pela organização não-governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O monitoramento registrou 635 quilômetros quadrados de desmate entre os meses pesquisados, contra 3.433 quilômetros quadrados no mesmo intervalo em 2007.

Em novembro de 2008, os satélites do Imazon detectaram 61 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, área 94% menor do que a registrada em 2007. O tamanho da devastação no mês de dezembro caiu e chegou a 50 quilômetros quadrados, redução de 27% entre 2007 e 2008.

No entanto, o desmatamento pode ser muito maior, porque a região fica encoberta por nuvens que dificultam o trabalho dos satélites, como reconhece a entidade. "Os dados de desmatamento nesse período podem estar subestimados, pois nesses dois meses houve grande cobertura de nuvens na região, correspondendo a 68% em novembro e de 73% em dezembro. Além disso, a parte do Maranhão que compõem a Amazônia Legal não foi analisada", indica o relatório.

O monitoramento do Imazon é paralelo ao levantamento oficial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por causa das condições de visibilidade nos últimos meses do ano, o Inpe preferiu interromper a divulgação mensal do desmatamento e vai apresentar os dados consolidados para o período no fim de fevereiro.

Fonte: UOL/Agência Brasil

2 Comentário(s), faça o seu também!!!

Anônimo disse... @ 24 de janeiro de 2009 às 14:26

Maha, será que tudo isso é verdade?

Como podemos acreditar nas informações que nos chegam,se não temos a verdadeira dimensão do estrago?

Abraços e parabéns pelo blog

Cultura + diversão = BLOG DO MAHA

Maha disse... @ 24 de janeiro de 2009 às 20:20

Luis Henrique, de certa forma temos que acreditar sim. Na verdade para sabermos exatamente o tamanho do estrago podemos fazer uma comparação entre os mapas de 50 anos atrás com os de hoje.

Obrigado pela fórmula do blog do Maha.

Visite sempre

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados