Postado por Maha - | Categorias: ]

Após análise feita na água consumida pelas pessoas que vivem no entorno da mina, constatamos a contaminação de algumas amostras por urânio em níveis muito acima dos índices aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da legislação brasileira (segundo normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama). As amostras foram coletadas em um raio de 20 quilômetros da área de influência direta da mina e encaminhadas a um laboratório independente no Reino Unido.

A comprovação da contaminação da água de Caetité (BA) por urânio reforça a necessidade urgente de uma investigação sobre as condições de saúde da população local, a qualidade da água consumida e a extensão da contaminação ambiental por urânio. Exige também uma resposta clara e imediata por parte da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pela exploração de urânio, e dos órgãos federais Ibama e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que licenciam e fiscalizam a atividade.

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados