Morar numa comunidade megaecológica
Postado por Maha - | Categorias: , , ]

No Ecocentro onde Lilia Soares mora, até o banheiro é diferente . Pela dedicação ao meio ambiente, ela foi selecionada como “embaixadora do clima” do Brasil.

.................

Imagine um lugar onde as pessoas fazem suas próprias roupas, plantam o que comem tomam banho reutilizando a água da chuva . Parece cena de filme de ficção? Pois, para Laila Soares, são atividades comuns do dia-a-dia . A menina, de 17 anos nasceu, na Austrália e mudou-se com os pais para o Brasil quando tinha 3 anos. Hoje , mora numa espécie de vila megaecológica , chamada Ipec (Instituto de Permacultura Ecovilas do Cerrado), que fica em Pirenópolis (GO). “Vivemos de forma equilibrada com o meio ambiente, isso vai além de não jogar lixo na rua. Temos uma estrutura que permite a reposição de tudo o que usamos da natureza ”, diz . A preocupação com preservação ambiental e coisa de família: foi o pai de Laila que fundou o Ecocecentro, onde ela vive junto com cerca de 30 pessoas. 

Tudo por lá e feito de maneira ecologicamente correta . A cozinha é coletiva e moradores e funcionários comem em um praça de alimentação ao ar livre . Junto com as casas, no Ecocentro há hortas, florestas e um sistema especial de reaproveitamento da água . “Só uso hidratantes, xampus cremes feitos aqui. Tenho um pedacinho de jardim só para mim, onde passo grande parte do dia plantando meus temperos e alimentos favoritos, conta Laila. Na comunidade, até os banheiros são diferentes. Eles ficam fora das casas, no lugar da descarga, joga-se serragem nos resíduos. Mais tarde , ele são aproveitados como adubo para o minhocário. “Minhas amigas acham estranho, mas, com o tempo, acabam entendendo a vida que levo. Elas nem jogam mais lixo na rua na minha frente porque sabem que vou dar bronca e encher o saco! 

Até quando o assunto e escola, a rotina da Laila é incomum. Ela estuda por um sistema especial via internet. “Há alunos conectados de todos os lugares do mundo. O melhor e que posso estudar sentada no jardim, por exemplo.” A coisa só complica na hora das provas, quando um inspetor fica ao lado da garota de olho em tudo para que ela nem pense em colar. 

Quando não esta estudando, Laila é responsável por várias tarefas na comunidade. Ela recepciona turistas que visitam o Ecocentro, participa de um programa que ajuda a construir escolas sustentáveis e cuida da parte das plantações. Mas a paixão pela preservação já impulsionou a garota ir muito além da comunidade. 

No início deste ano, ela foi a única menina entre os três selecionados para representar o Brasil como embaixadora do clima na Conferência Internacional do Meio Ambiente , em Londres. Para conseguir a vaga, disputada por 600 jovens de todo mundo, ela fez vários testes e teve que comprovar fluência em inglês. Além de Laila , apenas 38 pessoas conseguiram passar. 

O “novo cargo” modificou a vida da garota . Primeiro, ela criou um blog com dicas para ajudar outras pessoas a viver de forma sustentável. Depois, viajou para Londres, onde conheceu os outros embaixadores do clima. Lá, o grupo elaborou um documento com soluções para reduzir os efeitos das mudanças climáticas no mundo. Esse documento tinha endereço certo: Kobe , no Japão, onde haveria outra conferência com ministros do meio ambiente dos 13 países. 

Foram dois meses de espera até o dia do embarque. “ Quando cheguei ao Japão, fiquei chocada. Não dava para pedir informações nem ler nenhuma placa . Mas estava empolgada com o que aconteceria .” Era hora de fazer a diferença! O documento elaborado pelos embaixadores do clima finalmente chegaria a mãos importantes. “Pedimos a criação de eventos sobre vida sustentável e soluções para os problemas mais urgentes. Os ministros ficaram muito interessados e, sem dúvida, a conferência foi um sucesso.” 

De volta , Laila retomou suas atividades no Ecocentro. Do Japão, além das histórias sobre o que viveu e das novas amizades, trouxe uma caixinha para guardar incenso. “Senti vontade de comprar uma câmera fotográfica , mas achei que não era hora . Não dou tanto valor para essas coisas como as outras meninas, afirma . E também reforçou a certeza de que precisa continuar lutando pela conscientização do mundo para preservar a natureza. “É muito legal saber que eu posso mostrar para as pessoas a importância de uma mudança . Precisamos começar a salvar nosso planeta o quanto antes”, diz.

........................

Fonte: Revista Capricho 12/10/2008

Nenhum comentário ainda, Seja o primeiro!!!

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados