Ser Vegetariano
Postado por Maha - | Categorias: ]

Muitos me perguntam porquê sou vegetariano?

A resposta é simples: Não a VIOLÊNCIA!!!

A maior parte da população não sabe ou fecha os olhos para o assunto, mas o prazer do paladar passa pelo sofrimento de muitos animais. Posso dizer que de forma cruel eles são abatidos para manter uma das industrias mais bem consolidadas no mundo.

O ex Beatle Paul Maccartney disse: "Se os matadouros tivessem paredes de vidros todos seriam vegetarianos", isso é um fato, apesar de muitos ainda assim retrucarem com a frase "Não sou eu que mato", mais ai entra a lei do atacado, enquanto houver demanda haverá matança, simples como dois mais dois igual a quatro.

Não vou entrar no merito religioso neste post, mas é um consenso em todas as grandes personalidades idependentes de sua religião ou credo, que a violência sofrida pelos animais é  apenas para manter os caprichos da lingua, isso envolve também a cultura e demais aspectos regionais. Não sou um profundo conhecedor das religiões e suas derivações mais não acredito que há em uma delas o AVAL de DEUS para esse tipo de violência barata a não ser em casos de sobrevivência.

Sou lacteo-vegetariano, ou seja, me alimento de derivados do leite, existem outras linhas de vegetarianos mas isso não importa aqui. O que importa é nos concientizarmos de que não podemos conviver com essa violência apenas pra satisfazer o paladar. Não podemos apenas pensar "não mato ou mando matar", tudo é um ciclo. Sou vegetariano há muitos anos mais ou menos 30 anos, nesse tempo aprendi a conviver com pessoas que simplesmente diziam que não vivem sem carne ou que sem a carne ficam fracos e doentes. Sei que não posso criticar ninguém, afinal de contas todos temos nosso próprrio mundo para administrar, mas é incrivel como as pessoas não param pra pensar no assunto, quando digo porque tu não matas teu animal de estimação para comer, eles ficam indignados, ué em muitos paises isso é normal afinal de contas carne é carne. E todas essas pessoas aprederam a me respeitar nesse sentido. Não sou do tipo que tenta converter alguém para ser vergetariano, mesmo porque sei que cada um acredita no que bem quer, mas quando falo sobre a violência sofrida pelos animais e as consequencias deste massacre sem defesa, muitas pessoas se perguntam, será que estou contribuindo mesmo? Sempre fica o questionamento. Como alguém pode imaginar que os animais não sentem dor?

Não me conte como foi feito meu jantar! Essa é a resposta padrão a qualquer tentativa de contar como aquele jantar foi produzido.

Existem três apectos envolvendo o não consumo de carne e seus derivados: Saúde, Ambiental e o Religioso. Vou falar apenas do aspecto da saúde e ambiental.

Para a Saúde

Para aqueles que dizem ficar fracos sem a carne apenas digo, leia mais sobre isso e verás que o que está falando não tem embasamento científico. O corpo do ser humano não foi projetado para o consumo de carne, prova disso é nosso metabolismo ser diferente dos animais que em sua dieta há apenas carne, a quantidade de conservantes e produtos químicos como tinturas e aromas que são colocados na carne para que ela não estrague antes do consumo é muito grande e isso ninguém divulga. Não possamos esquecer que quando o animal morre ainda mais no estado de sofrimento absoluto ele descarrega em seu sangue enzimas, adrenalina e etc.. que são ingeridos por nós, portanto haverá uma reação a isso.

Por aconselhamento médico ou por auto-iniciativa, esta é uma motivação para muitas pessoas seguirem um regime vegetariano. Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardio-vasculares e também evitar alguns tipos de cancro (Câncer), entre outras razões.

Outro aspecto relevante prende-se com a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado. Alguns animais criados para consumo humano são alimentados com uma quantidade significativa de hormônios de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade. Por outro lado, a poluição dos mares e rios podem tornar a carne de peixe igualmente insegura.

Para o meio ambiente

A motivação aqui é racionalizar a utilização dos recursos naturais para a obtenção de alimentos. Um vegetariano reduz um elo da cadeia alimentar, tornando-a mais eficiente e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental da sua alimentação. 


Para produzir carne é necessário cultivar plantas, que alimentam o gado, que por sua vez irá alimentar o Homem. Durante o passo de alimentação do gado foram gastos recursos como a água, energia e tempo, que poderiam ter sido poupados se o Homem consumisse diretamente os vegetais. Exemplo: Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc); para produzir 1kg de soja são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. 

A economia de água é, portanto, superior a 90%, sem que o bife traga necessariamente um valor acrescentado significativo relativamente ao cereal (sobre o tema vide, Singer, P. (2004). Libertação Animal.Editora Lugano). 

"A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a oito pessoas." Revista Época.

Muitos vegetarianos não concebem o homem como superior ao animal, do ponto de vista do direito à vida. Ou seja, não é justo tirar a vida a um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal. Portanto, devem co-existir os dois.

Ser vegetariano não é um modismo e sim uma ideologia de vida. O fato de saber que pelo menos Eu não estou contribuindo neste ciclo me deixa melhor como ser humano por saber que não estou contribuindo com o sofrimento dos animais.

Existem  muitas pessoas que se tornaram vegetarianas por modismo ou porque determinada personalidade é. Bem, isto já um começo, mas devemos entender que não podemos contribuir neste ciclo, somos seres humanos dotados de raciocinio e bom senso, portanto, não deveriamos agir como animais. Muitas de nossas ideias culturais vem da idade média onde até as mulheres eram tratadas como objetos de troca entre os impérios. Naquele época sim se justificava tal atitude e mesmo assim os maiores pensadores e personalidades eram vegetarianas isso prova que não é modismo e sim o livre arbitrio associado ao bom senso que os motivava. Socrates o grande pensador grego disse "Ser vegetariano é viver uma vida de paz, saúde e longevidade", acho que esta frase define bem o que é ser vegetariano.

Existem muitos sites especializados, se você quer conhecer um pouco mais sobre o assunto ou pelo menos pra saber no que está contribuindo caso não queira se torna um vegetariano visite um desses ai.

www.paredesdevidros.com ( há um documentário muito bom sobre o assunto narrado pelo ator Joaquin Phoenix, vale a pena ver)

Veja o Documentário clicando aqui

www.peta.org ( esse site é americano é muito bom, veja os comerciais deles )

www.sejavegetariano.com.br ( site brasileiro com links e muito mais ) 

Bem é isso ai de qualquer forma vivam a vida acima de tudo com responsabilidade e alegria!

2 Comentário(s), faça o seu também!!!

Anônimo disse... @ 11 de maio de 2009 às 19:24

Olá! Quero agradecer a este blog por ajudar-me a aliviar a angústia que geralmente atormenta uma pessoa que decide tornar-se vegetariana, como eu. Não que eu tivesse dúvida do que é realmente certo, porque essa consciência há muito já adquiri. Muito me gratifica saber que não estou sozinha nesta luta, pois há outras pessoas envolvidas na mesma causa, preocupadas com o sofrimento dos animais abatidos para o consumo. Ainda que os vegetarianos sejam poucos no mundo todo, hoje estou em paz por agir de forma coerente em relação àquilo que prego a outras pessoas.
Rezo para que os seres humanos reflitam mais sobre esta questão.
Obrigada pela oportunidade.
Abraços
Roselei

Maha disse... @ 12 de maio de 2009 às 13:45

Roselei: Não precisa agradecer. Viva em paz e se cuide!!! bjss

Postar um comentário

Faça seu comentário, será bem vindo!
Todos os comentários serão moderados, então por favor não escreva ofensas ou faça alusões a qualquer tipo de preconceito.

Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Posts Relacionados